Coordenador : Giovanna Aparecida Balarini Lima
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389641.2199.344646.17022023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : 800 individuos incluindo os pacientes assistidos no HUAP e familiares oriundos da Região Metropolitana 2 assim como a comunidade com acesso a ferramentas digitais de comunicação e informação. Serão realizados eventos e palestras de educação em diabetes. O material educativo será distribuído presencialmente como panfletos e disponibilizado nas redes sociais. Os videos educativos serão disponibilizados na sala de espera dos ambulatórios para o atendimento do paciente e também no YouTube. Todo o material elaborado terá participaçao ativa dos pacientes com as sugestões recebidas. Como equipe envolvida, temos 4 docentes do Departamento de Medicina Clínica; 2 discentes, sendo 1 de graduação em Medicina e 1 de pós-graduação em Enfermagem; 2 técnico-administrativos (uma enfermeira e uma nutricionista) e 1 médica endocrinologista da Ebserh/HUAP.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro, onde é atendida a população oriunda da Região Metropolitana 2 e membros da comunidade com acesso às ferramentas digitais de informação e comunicação.
Objetivo
Geral: - Promover a educação em diabetes aos pacientes atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro, familiares e aos membros da comunidade. Específicos: -Dialogar com a sociedade, atuando na educação em diabetes e promovendo a conscientização quanto à mudança de hábitos e à prática do autocuidado; -Informar acerca das complicações do diabetes e dos respectivos hábitos e atitudes capazes de evitá-las ou, pelo menos, minimizá-las; - Contribuir para a formação dos estudantes de Medicina/Enfermagem da Universidade Federal Fluminense quanto às ações de educação e promoção de saúde na esfera pública, sempre atentando às necessidades da comunidade; - Produzir material educativo no formato de cartazes e folhetos educativos para facilitar a comunicação durante as consultas, para panfletagem nas salas de espera do ambulatório e para publicação em redes sociais; - Produzir material educativo no formato de vídeos educativos para reprodução nas salas de espera do ambulatório e para publicação em redes sociais; - Realizar palestras e eventos para os pacientes com diabetes, bem como seus familiares, sobre mudança de hábitos de vida, prática do autocuidado e prevenção de complicações do diabetes. - Obter informações acerca do que os indivíduos reconhecem como necessidades de mudança nos próprios hábitos e as dificuldades no autocuidado e intervir nestes pontos. Espera-se que a devolutiva dos pacientes possa guiar a escolha de temas a serem abordados.
Resumo
O Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível, que constitui um importante desafio na saúde pública de todos os países, independente do seu grau de desenvolvimento. O tratamento do DM tornou-se cada vez mais complexo com a incorporação de novas classes terapêuticas, além de novas tecnologias. Tanto profissionais de saúde como as pessoas com diabetes (e seus familiares) precisam lidar com essas novas informações e compartilhar conhecimentos para melhor gerenciamento do DM, a fim de promover as habilidades necessárias para o autocuidado. Este projeto busca desenvolver atividades educativas direcionadas a pessoas com diabetes mellitus e seus familiares, promovendo a conscientização quanto à mudança de hábitos e à prática do autocuidado, reduzindo a barreira entre o paciente com diabetes e sua rede de apoio, melhorando a qualidade de vida, os resultados clínicos e prevenindo as complicações associadas à doença. Para atingir estes objetivos, serão realizadas consultas de enfermagem, palestras e eventos, divulgação de material educativo no formato de textos e vídeos educativos, nas salas de espera do ambulatório e em redes sociais.